top of page

7 maneiras de cultivar a felicidade

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Felicidade

A felicidade, diferentemente do que se pensa, é cultivada no dia a dia e pelos próprios esforços. Não é mágica e não é responsabilidade de ninguém, mas única e exclusivamente de cada um. O texto abaixo traça alguns caminhos que ajudam a alcançar a realização pessoal e consequentemente, a felicidade.


1 – Assuma o controle da sua própria vida: Quando você assume as suas escolhas, você aceita a responsabilidade pelos seus atos. Assim, deixa de culpar o outro por algo que não está dando certo, ou que te deixa infeliz, seja estar em um relacionamento ruim ou em um emprego que não proporciona recompensa. Assumir que é responsável por sua vida, promove um melhor direcionamento para ver onde se está e para onde se quer chegar.


2 – Tente antes de desistir: Pessoas infelizes sentem medo ou desconforto em arriscar algum plano porque acham que não vai dar certo ou que não existe espaço para elas de alguma forma. Desistir de um plano provoca frustração que colabora para o comportamento de não tomar nenhuma atitude. Como não houveram atitudes, nada acontece, então isso reforça a própria crença de que não daria certo de qualquer forma. Se houver um plano em mente, seja ele qual for, no campo profissional ou pessoal, tente, pois tentar abre portas e expande a visão sobre as próprias metas.


3 – Compare-se com você mesmo: Muitas pessoas olham para o lado e se comparam excessivamente com pessoas que tiveram possibilidades melhores na vida. Então, sentem-se desapontadas pois não conseguem atingir aquele objetivo. Se quiser fazer alguma comparação, faça com você mesmo, o seu antes e o seu depois, assim você pode medir seu próprio desempenho.


4 – Aprenda a lidar com adversidades: Imprevistos acontecem o tempo todo e com qualquer pessoa. Isso não significa que as coisas não darão certo para você. Aprender a lidar com adversidades, torna você mais experiente e ajuda a elaborar novas estratégias para atingir seus objetivos. Se aquela oportunidade de emprego não deu certo, ou o relacionamento não está da forma que deseja, aprenda com os seus erros e procure se melhorar a cada dia.


5 – Tenha um objetivo de vida: Pessoas que não tem objetivos, em geral, ficam perdidas sobre o que e como vão fazer com suas próprias vidas. Acabam deixando-se guiar pelos acontecimentos, sem ter idéia de onde vão parar. Trace objetivos concretos para sua vida, seja estudar, viajar, ter um negócio próprio, ser mãe/pai ou desenvolver trabalhos sociais. Pessoas com objetivos apresentam mais chances de alcançar a felicidade pois não se deixam levar pelos objetivos alheios, mas traçam metas para si própria e se adaptam a elas.


6 – Não procrastine: Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje gera frustração e sensação de incapacidade. Pessoas que procrastinam costumam adiar uma tarefa importante para buscar tarefas mais prazerosas (como navegar na internet ao invés de executar um trabalho). Isso pode acontecer por dois motivos: ou se sente incapaz de executar tal atividade, ou está profundamente desmotivado. Procure organizar suas atividades de forma que algo sempre seja feito todos os dias, assim você evita o acúmulo de tarefas e consequentemente aumenta a sensação de realização pessoal.


7 – Seja paciente: O alcance dos objetivos ocorre de maneira lenta e gradual. Os acontecimentos não são mágicos e imediatos. Saber ser paciente é uma virtude que afasta o desapontamento quando as coisas não ocorrem no nosso tempo. Ser tolerante também é um fator fundamental que possibilita pensarmos com mais coerência e mudar as estratégias quando for necessário.




Comentários


Leia Também

bottom of page