Entendendo a Timidez
- Psicóloga Andréia
- 11 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021
A timidez é um termo que se refere à tendência a evitar pessoas, bem como aos sentimentos de inibição social (desconforto e tensão no contato social). Pessoas tímidas têm dificuldade em fazer contato visual, sentem-se inibidas quando alguém se dirige a elas, costumam falar baixo e demostram pouco interesse em conversas.
Se você tem dificuldade de conversar com estranhos, não confia nas pessoas, sente-se incomodado em situações sociais ou fica nervoso com pessoas fora do meio familiar, você faz parte de uma parcela da população de pessoas tímidas. A timidez, quando moderada, não constitui um problema. Porém, a timidez extrema pode estar relacionada com outros sentimentos, como a depressão, solidão, ansiedade social, inibição e baixa auto-estima.
Em geral, pessoas tímidas apresentam dificuldade nas habilidades sociais, ou seja, na capacidade de interagir com outras pessoas. Muitas pessoas não sabem como iniciar a conversação ou como podem conhecer as pessoas mais profundamente. A ansiedade social, que é o sentimento de medo na presença de outras pessoas, também é um agravante que deve ser investigado.
A maior parte das pessoas sente algum grau de nervosismo em situações sociais. Em geral, esse sentimento está relacionado com o medo de ser avaliado negativamente por outra pessoa, medo do constrangimento, de ser ridicularizado ou rejeitado. Embora o medo da rejeição seja comum, as pessoas tímidas sentem isso de maneira mais frequente ou intensa. Um outro problema da pessoa tímida, é o sentimento de culpa quando um encontro social não foi positivo. Elas costumam ser muito críticas em relação à si mesmas.
A timidez, em geral, é provocada por situações novas ou desconhecidas. A pessoa que se relaciona bem com sua família e amigos pode ficar incomodada no encontro com um estranho. A timidez também pode se agravar no encontro formal com alguém de nível social mais elevado, ou pela diferença em relação às outras pessoas do meio. Ser o foco da atenção em alguma situação, por exemplo, dando uma palestra, pode agravar ainda mais a timidez.
Comments