top of page

Lidando com a Frustração

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Frustração

Frustração é o estado emocional negativo que surge quando as pessoas sentem-se impedidas de atingir o seu objetivo. Existem vários tipos de obstáculo que causam a frustração. Elas podem ser de fontes externas ou internas (pessoal).


As frustrações externas estão relacionados com condições exteriores à pessoa e que impedem o avanço em direção ao seu objetivo. Como exemplo, podemos citar: ficar preso no trânsito, encontrar a geladeira vazia quando se pretendia fazer uma refeição ou ter uma proposta de casamento recusada. Em outras palavras, frustração externa está baseada em fracasso, rejeição, perda ou outros bloqueios das quais não temos controle.


As frustrações externas pode ser sociais (por exemplo, motoristas lentos, pessoas que furam a fila) ou não-sociais (por exemplo chuva no dia do passeio, gavetas emperradas). A maior parte das pessoas que se sentem frustradas, apresentam esse sentimento em relação à alguém. Como animais sociais, somos muito sensíveis à fontes sociais de frustração.


Em geral, a frustração aumenta à medida que cresce a importância e valor do motivo bloqueado. A frustração é muito mais intensa se a pessoa for surpreendida por um obstáculo quando estiver próximo de atingir a sua meta. O efeito das frustrações repetidas pode se acumular e gerar desde uma pequena irritação até reações mais violentas.


Já as frustrações pessoais estão relacionadas à características pessoais, baseada nas limitações da própria pessoa, porém, o sentimento de fracasso também pode ser atribuída a uma causa externa. A pessoa frustrada pode encontrar maneiras de culpar outros por situações onde ela mesma é a responsável.


As maneiras mais comuns de reagir à frustração estão ligadas à agressão ou fuga. A agressão consiste em qualquer reação com o propósito de prejudicar alguém de alguma maneira, seja física ou psicológica. Já a fuga pode significar o abandono da fonte de frustração, podendo ser um abandono físico (demitir-se do emprego, abandonar um casamento ou largar os estudos), como também pode ser uma fuga psicológica (sentir-se apático, não reagir aos acontecimentos ou fazer uso de drogas).






Comments


Leia Também

bottom of page