Treinamento em Assertividade
- Psicóloga Andréia
- 24 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021
Você alguma vez fez alguma das ações listadas a seguir?
- Deixou de questionar um erro na conta de um restaurante porque não queria fazer escândalo?
- Desistiu de pedir um aumento ou mudança nas condições de trabalho?
- Disse sim quando queria dizer não?
- Teve medo de questionar alguém quando se sentiu injustiçado?
Se alguma vez você teve problema com situações parecidas, o treino em assertividade pode ser a solução. No treino em assertividade, as pessoas aprendem comportamentos assertivos por meio de exercícios, praticando a franqueza, discordando, questionando autoridades e aprendendo posturas e gestos assertivos. À medida que a autoconfiança aumenta, a pessoa pode praticar seus exercícios na prática em situações reais.
O primeiro passo para o treino em assertividade é se convencer de três direitos básicos: você tem o direito de recusar, pedir e corrigir um erro. A assertividade está relacionada com a defesa desses direitos em seu próprio benefício.
Comportamento assertivo e comportamento agressivo são maneiras diferentes de defender seus direitos. A assertividade é um comportamento direto dos seus sentimentos e desejos. As pessoas que não assertivas costumam explodir com uma fúria inesperada que pode prejudicar os relacionamentos. A agressão envolve machucar outras pessoas ou atingir seus objetivos às custas dos outros. A agressão não considera os sentimentos dos outros. As técnicas de assertividade ensinam a firmeza e não o ataque.
O treinamento em assertividade está baseada na repetição de ações assertivas de maneira que a pessoa possa repetir essas mesmas ações quando estiver sob estresse. A assertividade não proporciona autoconfiança instantânea. É uma maneira de combater a ansiedade associada à vida em uma sociedade intimidante.
Comments