Avaliação Neuropsicológica
- Psicóloga Andréia
- 10 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021

A Neuropsicologia é a ciência que estuda as relações entre comportamento e cérebro. Por meio da avaliação neuropsicológica, pode ser investigado várias áreas cognitivas do indivíduo como atenção, memória e linguagem. O exame neuropsicológico também possibilita a avaliação de outras funções como inteligência, percepção, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidade visuo-construtiva, habilidade visuo-espacial, funções motoras e executivas.
A avaliação neuropsicológica (exame neuropsicológico ou teste neuropsicológico) investiga quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas. Por meio de técnicas, o exame neuropsicológico possibilita coletar dados que irão auxiliar na compreensão da perda cognitiva e explorar os pontos intactos. Dessa forma, os resultados do exame neuropsicológico pode estabelecer intervenções e reabilitações na qual irão adaptar o paciente ao novo estilo de vida.
A avaliação neuropsicológica pode ser aplicada a crianças, adultos e idosos. É com grande frequência que encontramos nas crianças alterações no comportamento e dificuldades de aprendizagem, resultante de déficits de atenção, concentração, compreensão, memória, etc. A avaliação neuropsicológica também é comum nos adultos e idosos, com objetivo de examinar déficits em traumas, suspeita de demências, déficit cognitivo pós lesões cerebrais entre outras doenças neurodegenerativas. Nesses casos, uma avaliação neuropsicológica é indicada. Por meio do exame neuropsicológico, é possível Identificar precocemente a presença de algum distúrbio e seu grau de evolução. Dessa forma, a avaliação neuropsicológica pode contribuir para a inserção social da pessoa, desenvolvendo estratégias que o ajudem a lidar com as limitações que se apresentam nesse momento da sua vida.
O processo da avaliação neuropsicológica se inicia com uma entrevista clínica onde o histórico do paciente é investigado. O exame neuropsicológico possui foco no diagnóstico, seja para descrever alterações cognitivas ou no diagnóstico diferencial.
A avaliação neuropsicológica pode ser classificada como um conjunto de testes e exercícios, porém, o exame neuropsicológico não se restringe apenas à aplicação de testes, mas também à observação clínica e informações coletadas com familiares ou cuidadores. O relatório da avaliação neuropsicológica é o resultado final do processo.
A avaliação neuropsicológica infantil tem foco na relação cérebro-comportamento. Nesse caso, o exame neuropsicológico é composto por entrevista inicial, observação lúdica e aplicação de testes e inventários. O processo da avaliação neuropsicológica infantil pode captar disfunções cognitivas reflexos da interação de fatores culturais, familiares, escolares e do desenvolvimento.
Em adultos, a avaliação neuropsicológica inclui entrevista com o paciente, coleta de dados da vida escolar, psicoemocional, ocupacional, médico e psicossocial. O exame neuropsicológico também inclui aspectos de comportamento, como personalidade, pensamento, cuidados pessoais e orientação.
Nos idosos, a avaliação neuropsicológica pode apontar padrões de alterações cognitivas característica da demência. O exame neuropsicológico é sensível às disfunções no funcionamento cerebral. A avaliação neuropsicológica tem sua importância quando o quadro clínico é ambíguo ou complexo, proporcionando diferenciação entre demência e envelhecimento normal.
Como a avaliação neuropsicológica estabelece as relações entre o funcionamento cerebral, funções cognitivas e comportamento, o exame neuropsicológico atua não somente no diagnóstico, como também no tratamento das consequências dessas disfunções. A avaliação neuropsicológica está inserida dentro de uma ciência que estuda a repercussão da disfunção cerebral sobre o comportamento.
A avaliação neuropsicológica tem se mostrado fundamental no auxílio do trabalho de diversos profissionais médicos ou não-médicos, uma vez que o exame neuropsicológico propicia um leque de informações para diferentes contextos. A avaliação neuropsicológica pode levantar dados de interesse geral, seja na prática hospitalar, pelas escolas, outros profissionais ou pela família. O exame neuropsicológico vai mapear déficits, recursos e estratégicas que o paciente está utilizando ou pode desenvolver.
Comentários