A Ansiedade e seus Problemas
- Psicóloga Andréia
- 16 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2022
A pessoa que sofre de ansiedade extrema sente preocupação excessiva e manifesta comportamento de fuga ou esquiva, além de grande auto-frustração. A ansiedade está relacionada a sentimentos de apreensão ou desconforto. Em geral, todas as pessoas sentem algum grau de ansiedade, mas a pessoa que sente ansiedade desmedida em relação a uma situação, pode ser indicativo de transtorno.
Os problemas usualmente relacionados com a ansiedade envolvem:
- padrão de comportamento restritivo
- tendência a usar mecanismo de defesa ou fuga de situações
- sentimentos de estresse, insegurança, inferioridade e insatisfação com a vida.
As pessoas que apresentam problemas com a ansiedade sentem-se ameaçadas, mas não tomam nenhuma atitude para resolver esse problema. Cerca de 7% da população adulta sofre de algum distúrbio de ansiedade. A ansiedade profunda impede a pessoa de fazer o que precisa. Quando a ansiedade torna-se incontrolável, a pessoa não consegue parar de se preocupar.
A pessoa com o distúrbio da ansiedade generalizada sofre com extrema preocupação e ansiedade nos últimos seis meses. Essas pessoas costumam se queixar de suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados, tontura, dor de estômago, respiração ofegante, irritabilidade e problemas de concentração. Esses sintomas são mais comuns em mulheres do que em homens.
Precisando de um Psicólogo? Agende sua consulta.
Comments