Personalidade pode afetar o bem-estar
- Psicóloga Andréia
- 11 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021

Um estudo realizado com trabalhadores de Portugal e do Brasil identificaram que uma das dimensões da personalidade - o neuroticismo - afeta a modulação entre a emoção e o bem estar. O estudo foi realizado com trabalhadores portugueses e brasileiros que responderam a uma série de perguntas no intuito de avaliar a regulação emocional, bem-estar e personalidade. Os resultados entre as duas populações foram semelhantes.
A conclusão do estudo sugere que pessoas com alto grau de neuroticismo apresentam mais preocupações e ruminações sobre as situações vivenciadas do que pessoas com menor grau, o que interfere significativamente na sua capacidade de regular emoções, criando maior afeto negativo sobre as experiências vividas.
O neuroticismo é um traço da personalidade e pode ser traduzido como a tendência das pessoas a experimentarem emoções negativas, apresentando baixa auto-estima e vivenciando sofrimento emocional, ansiedade excessiva e dificuldade para tolerar frustrações.
Desta forma, pessoas com alto grau em neuroticismo apresentam dificuldade em tomar atitudes e manter comportamentos adaptáveis diante de uma situação negativa. Associada à depressão, essas pessoas sentem menos esperança, entram em ciclos de desamparo aprendido e interpretam as situações como ameaçadoras ou negativas, mesmo quando não são na realidade.
Commenti