Sintomas de Demência
- Psicóloga Andréia
- 31 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2022

Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), a demência é uma síndrome decorrente de doença cerebral, de natureza crônica ou progressiva, na qual há perturbação de múltiplas funções, incluindo memória, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de aprendizagem, linguagem e julgamento.
O comprometimento das funções cognitivas são normalmente acompanhados de deterioração no controle emocional, comportamento social ou na motivação. A demência pode ocorrer na doença de Alzheimer ou em outras condições que afetam o cérebro.
Fatores motivacionais e emocionais, como a depressão, associado com lentidão motora e fraqueza física podem não estar associados com a demência. Nesse caso, a capacidade intelectual pode estar intacta. A demência produz declínio no funcionamento intelectual e interferência nas atividades pessoais do dia-a-dia, como a limpeza, vestimenta, alimentação, higiene pessoal, atividades fisiológicas e de toalete.
O requisito primário para o diagnóstico é a evidência de declínio tanto na memória quanto no pensamento, na qual é suficiente para comprometer atividades pessoais da vida diária. O comprometimento da memória afeta o registro, armazenamento e evocação de novas informações, porém informações familiares e aprendidas também podem estar comprometidas nos estágios mais elevados. O idoso também pode apresentar dificuldade de raciocínio e no fluxo de idéias. havendo problemas para conversar com várias pessoas ao mesmo tempo ou mudar o foco da atenção de um assunto para outro.
A avaliação neuropsicológica é o instrumento capaz de mensurar os estados da memória, atenção e atividades intelectuais, colaborando assim, para um diagnóstico mais preciso. Procure um Psicólogo. Agende uma consulta.













































































































Comentários