Reabilitação da Memória em Idosos
- Psicóloga Andréia
- 29 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021

O envelhecimento da população trouxe um aumento nas doenças neurodegenerativas, entre elas a Doença de Alzheimer, o tipo de demência mais comum e atualmente o mais estudado pelos pesquisadores.
Os primeiros sintomas da Doença de Alzheimer são observados no funcionamento da memória, causando frustração no paciente, comprometendo suas atividades e demandando maiores cuidados dos familiares.
Os tratamentos atuais visam a melhora cognitiva e a diminuição dos sintomas comportamentais por meio de medicações e técnicas cognitivas de reabilitação, bem como informações sobre a doença e o apoio de familiares e cuidadores.
As intervenções não-medicamentosas, tais como a reabilitação neuropsicológica tem alcançado resultados positivos, com melhora nas cognições e na qualidade de vida dos pacientes. Reabilitação é um processo que tem por objetivo capacitar pessoas com déficits cognitivos causados por lesão ou doença, a fim de que possam adquirir um bom nível de funcionamento social e psíquico, buscando maximizar as funções cognitivas e diminuir os déficits que causam isolamento social e dependência.
Os estudos atuais indicam que o treino da memória em pacientes com Doença de Alzheimer leve a moderada produz resultados promissores em combinação com tratamento medicamentoso, auxiliando na estabilização dos déficits. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores resultados serão obtidos.
Comments