Esquecimentos
- Psicóloga Andréia
- 10 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021

Por que perdemos algumas lembranças tão rapidamente? Por que é difícil lembrar fatos que aprendemos para um teste uma ou duas semanas depois? Esquecimento é uma das queixas mais importantes no consultório, principalmente nos idosos, o que motiva muitas vezes, a busca pelo exame neuropsicológico.
A maioria dos esquecimentos ocorre logo após a memorização, porém, há um declínio mais lento com o passar do tempo, principalmente com informações que fazem sentido para a pessoa. Os eventos recentes são lembrados mais detalhadamente do que os eventos antigos.
Para os estudantes, costuma ocorrer pequenos esquecimentos no período entre o estudo do conteúdo e o teste, por isso, muitas pessoas costumam estudar muito apenas na véspera do exame, o que pode se tornar um erro. Se a pessoa estudar demais nesse período, pode não aprender o suficiente. Pequenas sessões de estudo diárias e revisões antes dos exames são mais benéficos.
Os estudos mostram que apenas 30% do conteúdo fica retido na memória dias após o aprendizado, porém, as informações com significado não se perdem tão rapidamente como assuntos sem sentido. Conforme o aprendizado se fortalece, alguns conhecimentos podem se tornar permanentes.
Por meio do teste neuropsicológico é possível avaliar o desempenho da memória em seus diversos aspectos.
Comments