Depressão
- Psicóloga Andréia
- 11 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2022
A depressão é caracterizada por padrões de pensamentos que mantêm o humor deprimido, ou seja, quando experimentamos esse estado de humor, temos pensamentos negativos a respeito de nós mesmos, do mundo e do futuro. Esse conjunto de pensamentos é chamada de crença pela terapia cognitiva, onde o indivíduo forma padrões de pensamentos adquiridos na infância resultantes das pessoas com quem conviveu ou do local onde foi criado. Essas crenças são reforçadas por experiências negativas na adolescência e na vida adulta, o que contribuiu para a consolidação desses padrões de pensamentos.
Os pensamentos negativos em relação ao si mesmo se caracteriza por uma autocrítica. Quase todas as pessoas deprimidas têm esse tipo de pensamento. Eles são prejudiciais porque contribuem para a baixa auto-estima, a baixa auto-confiança e para problemas de relacionamento, além de interferir na vontade de fazer atividades que nos ajudem a sentir melhor.
Os pensamentos negativos em relação ao mundo se transparecem por uma negatividade generalizada. É um tipo de pensamento no qual percebemos de forma mais visível os eventos negativos do que os eventos positivos, dando mais importância para os fatos ruins do que para os neutros ou os bons.
Já os pensamentos negativos em relação ao futuro estão relacionados com a desesperança, onde a pessoa imagina que o futuro será completamente negativo. Alguns exemplos incluem "ninguém vai gostar de mim", "não sou bom nisso" ou "vou estragar tudo". Esse tipo de desesperança pode se agravar e contribuir para os pensamentos suicidas.
O tratamento para a depressão se resume em reestruturação cognitiva, planejamento de atividades e/ou medicação. A ajuda do psicólogo é fundamental nesse processo tanto para identificar os sintomas depressivos quanto para iniciar uma abordagem que o faça sentir-se melhor com a mudança nos padrões de pensamentos e sentimentos.
Precisando de Psicólogo? Agende sua consulta














































































































Comentários