top of page

Efeito dos Exercícios Físicos no Cérebro

Atualizado: 4 de fev. de 2021


Todos sabemos da importância e a necessidade de praticar atividades físicas para melhoria no condicionamento, reduzir medidas, reduzir colesterol e minimizar doenças físicas relacionadas ao peso, além de claro, deixar de ser sedentário e manter-se saudável.

Muitas pessoas, quando iniciam um processo de atividade física sentem-se altamente motivadas e procuram academias com planos semestrais ou anuais e todas as promessas de frequentar regularmente esse ambiente. Até que, depois de algum tempo, abandonam as atividades por falta de tempo, excesso de trabalho, ou outros motivos.


Parece comum?


De fato, é o que ocorre com muitas pessoas. E algum tempo depois, com a sensação de culpa (e o aumento de peso), reiniciam todo o processo.


Antes de fazer uma atividade física é necessário alinhar várias aspectos importantes, como: Qual o horário vou praticar? Posso manter esse horário? Que atividade vou fazer? Gosto mais de corrida? Yoga? Natação? Aeróbica? Musculação?


Manter a motivação é mais trabalhoso do que praticar a atividade em si. Para ajudar, vamos falar sobre os benefícios das atividades físicas não só para o corpo, mas também para o cérebro.


Acompanhe:


Já se sentiu particularmente disposto e satisfeito após uma atividade física? Se sim, você está no caminho certo. Se não, talvez esteja pegando um pouco pesado.


Em primeiro lugar, atividade física deve ser moderada e adequada, e não cansativa e esgotadora. Quando a atividade é realizada da forma certa, ela pode proporcionar efeitos positivos, tais como melhoria no estado de humor, no bem-estar, na ansiedade, na depressão e no estresse.


Quando você pratica atividade física ocorre a liberação de diversos neurotransmissores cerebrais que estimulam a sensação de bem-estar, além de melhorar a memória, o aprendizado e o humor.


Além disso, os exercícios físicos combatem os efeitos negativos do cortisol, o hormônio associado ao estresse e eleva a produção de substâncias envolvidas no fortalecimento de conexões cerebrais, protegendo o cérebro de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

O principais neurotransmissores beneficiados pela atividade física são:


  • Dopamina: controla o movimento, atenção e motivação

  • Norepinefrina: Ativa estados de alerta, vigilância, concentração, influencia a ansiedade e a depressão.

  • Glutamato: importante para a neuroplaticidade (capacidade do cérebro de estabelecer novas conexões cerebrais)

  • Serotonina: Atua na regulação do sono e do apetite. Interfere no aprendizado, humor e estados de ansiedade e depressão.


Veja abaixo quais atividades físicas podem proporcionar toda esses benefícios:


Exercícios como a natação, bicicleta, dança e atividades esportivas quando praticadas em ritmo que eleve a frequência cardíaca e mantenha o patamar podem produzir os benefícios no cérebro. Já nos exercícios relacionados com a força (como a musculação), não foram observados os mesmos benefícios no cérebro.


Então... busque uma atividade que seja altamente prazerosa e usufrua dos benefícios que os exercícios proporcionam para a maior máquina que movimenta seu corpo: o cérebro.

Comments


Leia Também

bottom of page