Transtorno Obsessivo-Compulsivo
- Psicóloga Andréia
- 17 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021
Quem sofre do distúrbio obsessivo-compulsivo mantêm preocupações com alguns pensamentos recorrentes e apresenta comportamentos compulsivos. A obsessões podem ser imagens ou pensamentos que permanecem na consciência da pessoa sem que ela queira. São pensamentos perturbadores e que causam grande ansiedade. As obsessões mais comuns estão relacionadas com violência ou agressão, com sujeira e germes ou com preocupações acerca da segurança.
Em geral, as obsessões originam as compulsões. Compulsões são atos irracionais que as pessoas sentem que devem repetir. Esses atos irracionais ajudam a bloquear a ansiedade provocada pela obsessão.
Um tipo comum de compulsão é a verificação ou a limpeza. Uma pessoa que se sente contaminada ao tocar objetos comuns imagina que há germes por todas as partes. Nesse caso, ela se sente impelida a lavar as mãos dezenas de vezes durante o dia, mesmo se causar algum ferimento decorrente desse comportamento.
Nem todo distúrbio obsessivo-compulsivo pode levar a extremos. Muitas obsessões envolvem apenas a organização intensa e rotina rígida. A compulsão em relação ao cumprimento detalhado de regras pode ajudar a pessoa a se sentir no controle e diminuir a ansiedade.














































































































Comentários