top of page

Fobia Social

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Fobia Social

Fobia social ou ansiedade social é um transtorno de ansiedade na qual as pessoas sentem medo de serem observadas, julgadas e avaliadas por outras pessoas. Elas também temem serem constrangidas ou humilhadas.


Dessa maneira costumam evitar situações sociais como comer, escrever, ir ao toalete ou falar em público. Quando não conseguem evitar essas situações, elas enfrentam com muito desconforto e tensão.


As pessoas com fobia social costumam apresentar sintomas físicos da ansiedade, como sudorese, palpitação do coração, "frio na barriga", diarreia e rubor na face. Esse tipo de fobia impede as pessoas de trabalhar, frequentar a escola ou universidade e manter relacionamentos pessoais. Cerca de 13% da população adulta sofre ou sofreu de ansiedade social em algum momento da sua vida.

A psicologia explica que os pensamentos distorcidos faz com que as pessoas portadoras da ansiedade social apresentem um hiperfoco e superdimensionem as situações que elas consideram ameaçadoras ou temem um fracasso, dando origem às tensões. Dessa forma, elas passam a evitar diversos tipos de situações que geram a ansiedade.


As pessoas com fobia social tendem a ser perfeccionista, preocupando-se demais com os próprios erros. Elas tendem a concentrar atenção demais em si mesmas, o que intensifica a sua ansiedade nas situações sociais. Mesmo quando essas pessoas são bem-sucedidas, os pensamentos distorcidos as levam a achar que fracassaram.


Mudar os padrões de pensamentos das pessoas com fobia social pode reduzir consideravelmente seus medos.



Comentarios


Leia Também

bottom of page