Problemas de Concentração
- Psicóloga Andréia
- 11 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2022
Queixas de falta de atenção e concentração são frequentes no atendimento clínico psicológico. Em geral, essas queixas estão relacionadas ao ambiente profissional ou acadêmico, uma vez que essas rotinas estão cheias de possíveis distrações, tais como a tecnologia, altamente acessível nos celulares e tablets. A tecnologia, quando bem utilizada, pode se tornar aliada na produtividade. Porém, esse hábito, quando mau utilizado, pode-se tornar vício e causar enormes prejuízos.
Muitas pessoas queixam-se de problemas de concentração desde a infância, que acaba se estendendo na vida adulta, quando a pessoa se depara com um ambiente de trabalho com muitas pessoas ou grande volume de estudo na qual exigem grande concentração e memorização.
Manter a concentração exige esforço e autodisciplina. É necessário motivar-se constantemente para tal, assim como organizar sua vida e seu ambiente de forma que esteja propício para melhorar essas cognições. Algumas orientações pode ajudar a manter o foco:
1 - Faça pausas ao longo do trabalho ou estudo a cada 50 ou 60 minutos, uma vez que a atenção decai inevitavelmente nesse período. Um intervalo de 5 a 10 minutos são suficientes para descansar as áreas ativas do cérebro.
2 - Alimente-se bem ao longo do dia, pois o cérebro consome energia durante o tempo que estiver trabalhando ou estudando.
3 - Durma bem. O sono ajuda a produção de substâncias para o bom funcionamento do cérebro, além de ajudar a consolidar informações na memória.
4 - Organize-se. Quando são retirados o máximo de estímulos que contribuem para a distração, ocorre a melhora na concentração. Deixe o intervalo entre os trabalhos para fazer tarefas que não estejam relacionadas ao trabalho daquele momento.
5 - Resolva seus conflitos. Problemas e pensamentos negativos contribuem fortemente para a distração. Procure solucionar ou planejar os seus problemas, pois isso resultará em um foco de atenção melhor.
Por meio do teste neuropsicológico é possível avaliar o desempenho da atenção e concentração em seus diversos aspectos. Procure um Psicólogo. Agende uma consulta.
Comments