top of page

Sintomas e diagnóstico da Doença de Alzheimer

Atualizado: 3 de mai. de 2022


Sintomas e diagnóstico da doença de alzheimer

Quais são os primeiros sintomas da doença de Alzheimer?


A maior parte das pessoas com a doença de Alzheimer percebe falta de memória durante vários meses ou anos antes do esquecimento afetar sua vida social, pessoal e profissional de maneira significativa. Como exemplo, podemos citar o comportamento de perder objetos, esquecer compromissos, deixar a boca do fogão acesa e não pagar as contas ou pagar com duplicidade. A maioria das pessoas com lapsos de memória não tem a doença de Alzheimer, mas esse sintoma pode indicar um risco no futuro.


Como é feito o diagnóstico da doença de Alzheimer?


Para que um diagnóstico de doença de Alzheimer seja confirmado, deve haver, além de perda de memória, declínio nas atividades básicas ou funcionais do indivíduo, como a perda da capacidade de pagar as contas ou tomar os próprios medicamentos sozinhos e nos casos mais avançados, não ser capaz de vestir-se ou alimentar-se sem ajuda. A combinação do declínio da memória e/ou mudanças em outra esfera intelectual associada à capacidade menor de realizar atividades cotidianas, pode indicar uma demência cuja causa precisa ser determinada: doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, doença de Parkinson ou outros.


Quais são as atividades cotidianas afetadas pela doença de Alzheimer?


Em geral, as principais atividades afetadas pela doença de Alzheimer à medida que ela progride englobam cozinhar, fazer telefonemas, sair sozinho, gerenciar finanças, tomar os medicamentos corretamente, participar de atividades de lazer, realizar tarefas domésticas, cuidar da higiene pessoal, vestir-se, alimentar-se e controlar a bexiga ou intestino.


As quatro atividades mais frequentemente prejudicadas logo no início da doença de Alzheimer são o uso seguro dos medicamentos, o uso eficiente do transporte, o uso regular do telefone ou outro meio de comunicação e a gestão responsável das finanças. A reclusão social geralmente é consequência das dificuldades de usar o transporte e se comunicar, combinadas com a apatia, que é o primeiro e mais comum dos sintomas comportamentais da doença de Alzheimer.


Quais são os comportamentos observados nos estágios da doença de Alzheimer?


Pode haver variações na apresentação clínica da doença de Alzheimer, mas em geral, englobam apatia, agitação, excesso de atividades motoras, depressão, mudanças de apetite, ansiedade, irritabilidade, ilusões, desinibição, alucinação e euforia. Pode haver outros sintomas comportamentais como estar sempre procurando palavras, ter impressões equivocadas sobre as pessoas ou manifestar comportamento social desinibido.


É importante checar o histórico médico completo para verificar se há outros fatores contribuindo para a perda de memória, em particular a depressão, uso de medicamentos, apnéia do sono, ausência de vitaminas importantes para o organismo e disfunção na tireóide.


Como a avaliação neuropsicológica pode contribuir para o diagnóstico?


A avaliação neuropsicológica é o instrumento constituído por entrevista, testes e inventários que pode verificar o grau de funcionamento da memória e outras cognições, bem como o nível de independência das atividades cotidianas, contribuindo assim para o diagnóstico.



Comentários


Leia Também

Rua Domingos de Morais, 2781 - Vila Mariana - São Paulo - SP

WhatsApp 11 9 9014-5035

bottom of page