Como lidar com os sintomas da ansiedade
- Psicóloga Andréia
- 26 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Terapia para Ansiedade | Presencial e Online |
Psicóloga Especialista
Vila Mariana | São Paulo

O que é ansiedade?
Todos nós experimentamos medo e ansiedade em algum momento da nossa vida, principalmente em situações de perigo. Ocorre que, quando esse medo é excessivo e fora de realidade, ele se torna uma doença. O medo nada mais é do que uma resposta a uma situação que envolve perigo real. A ansiedade é um estado emocional mais complexo que começa por causa do medo. A ansiedade é mais forte do que o medo, porque a pessoa pensa que não pode controlar ou prever o futuro. Sempre orientada para o futuro, geralmente os pensamentos ansiosos iniciam com as palavras "e se..." e terminam de maneira negativa. A psicoterapia pode te ajudar a compreender e lidar com esses pensamentos ansiosos.
Definir ansiedade é algo complexo. Quando você se sente muito ansioso, você é afetado de várias maneiras, como na esfera física, emocional, comportamental e cognitiva. Talvez você não esteja consciente disso no momento em que está ansioso, mas no estado ansioso seu modo de pensar, sentir e se comportar é diferente do que quando você não está ansioso.
Quais os sintomas da ansiedade?
Abaixo, alguns dos efeitos mais comuns da ansiedade:
Sintomas físicos
Frequência cardíaca aumentada, palpitações
Falta de ar, respiração rápida
Dor ou pressão no peito
Sensação de asfixia
Vertigem, tontura
Sudorese, calores, calafrios
Náusea, estômago embrulhado, diarreia
Tremores, estremecimento
Formigamento ou dormência nos braços, pernas
Fraqueza, desequilíbrio, sensação de desmaio
Tensão muscular, rigidez
Boca seca
Sintomas cognitivos
Medo de perder o controle, de ser incapaz de enfrentar
Medo de dano físico ou de morte
Medo de “enlouquecer”
Medo de avaliação negativa dos outros
Pensamentos, imagens ou lembranças assustadoras
Percepções de irrealidade ou alheamento
Baixa concentração, confusão
Estreitamento da atenção, hipervigilância para perigo
Memória fraca
Dificuldade de raciocínio, perda da objetividade
Sintomas comportamentais
Evitação de sinais ou situações de ameaça
Fuga, escape
Busca de segurança, reasseguramento
Desassossego, agitação, andar nervosamente de um lado para o outro
Hiperventilação (respirar rapidamente)
Paralisia, imobilidade
Dificuldade para falar
Sintomas emocionais
Sentir-se nervoso, tenso, irritado
Sentir-se assustado, temeroso, aterrorizado
Ser irascível, apreensivo, alvoroçado
Ser impaciente, frustrado
Como lidar e controlar a ansiedade?
Os métodos cognitivos aprendidos no processo de psicoterapia são altamente eficazes para a redução e manejo da ansiedade. Esse método inclui identificar, classificar e contestar seus pensamentos no momento em que surgem na mente. Além das intervenções cognitivas, outras técnicas são bastante úteis para aliviar os sintomas da ansiedade, como respiração diafragmática, relaxamento progressivo e prática de mindfulness, técnicas essas aprendidas e treinadas no processo de psicoterapia. Atividades físicas e dieta equilibrada também são fundamentais no tratamento da ansiedade.
O que é uma crise de ansiedade?
Crises de ansiedade são frequentes no subtipo mais comum da ansiedade, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). As crises são reações extremas de nervosismo, geralmente relacionados com situações estressantes ou de extremo medo. É fundamental buscar ajuda em casos de crises constantes, a fim de evitar agravamento do quadro. Durante as crises de ansiedade, há uma descarga grande de substâncias no corpo, como a adrenalina e noradrenalina, fazendo com que o medo tome conta de você. Além disso, você sente o coração disparado, enjoo, irritação, sensação de desmaio e apresenta pensamentos distorcidos.
Faça Psicoterapia!
Comprovado cientificamente, a psicoterapia é a maneira mais eficaz e duradoura de tratar os sintomas da ansiedade. O processo psicoterapêutico colabora para amenizar os sintomas de ansiedade, analisando os pensamentos que os geram e os comportamentos resultantes disso. É nesse processo que se verifica a validade de uma situação geradora de ansiedade, a fim de analisar se trata-se de ansiedade normal ou patológica e consequentemente investir na criação de estratégias que visem "despotencializar" os pensamentos geradores da ansiedade.
Psicoterapia para Ansiedade | Presencial e Online | Psicóloga Especialista
Artigos mais lidos. Leia você também!
Comments