Distúrbio do Estresse Pós-Traumático
- Psicóloga Andréia
- 17 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2021
Os transtornos do estresse ocorrem quando as pessoas enfrentam níveis de estresse acima do normal para a condição humana e costumam afetar as vítimas de violência, pessoas que sofreram acidentes ou que testemunharam morte ou lesão grave.
As pessoas portadoras do distúrbio de estresse revivem várias vezes o acontecimento traumático em pensamento e evitam qualquer coisa que lembrem o fato. Elas costumam apresentar sintomas como insônia, pesadelos, baixa concentração, irritabilidade e explosões de raiva. Quando esses sintomas ocorrem por menos de um mês após o trauma, o quadro é considerado um distúrbio de estresse agudo. Se durarem mais de um mês após o trauma, o quadro é chamado de transtorno do estresse pós-traumático.
Tensão, medo e ansiedade estão ligados aos nossos instintos básicos de sobrevivência. Essas emoções nos ajudam a evitar situações perigosas no futuro. As pessoas portadoras do transtorno de estresse pós-traumático não conseguem se recuperar dessas reações quando vivem uma situação traumática. Por isso, sofrem intensamente mesmo tempos após o trauma. Na população em geral, cerca de um adulto em cada doze sofreu algum estresse pós-traumático em algum momento da vida.
Comments